terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Histórico da Escola


A Escola Municipal “Irmã Cristine” foi criada pelo decreto Nº 111/99-PGPMP de 12 de junho de 1999, na administração do Exmo. Sr. Prefeito  Municipal Heraldo Maia e do Ilmo. Sr Secretário Municipal de Educação Manoel Lázaro de Souza Teixeira. Está situada à Rua João Pessoa, 3990. Bairro Itaúna II. A escola recebeu esse nome em homenagem a Irmã Maria Christine Breidenich, nascida em 15 de março de 1939, em Vossenach/Alemanha, a qual prestou relevantes trabalhos à comunidade parintinense. Foi inaugurada no dia 02 de julho de 1999, contendo 05 salas de aulas , 01 cozinha, 01 cantina, 01 secretária, 01 diretoria e 05 banheiros. Iniciando com 320 alunos matriculados distribuídos em 03 turnos sendo: matutino, intermediário e vespertino. Seu quadro funcional inicial foi composto por: 01 diretora, 01 secretária, 11 professores, 02 auxiliares administrativos, 02 merendeiras, 04 auxiliares de serviços gerais.
A gestão escolar foi assumida pela Sra. Regina Maria Viana Soares, que permaneceu até março de 2003, sendo então nomeado para o cargo de gestor escolar o professor Manuel Océlio de Souza Lages.
Na gestão do professor Océlio a escola passou a funcionar no turno noturno com a modalidade EJA.
Em 2005, assume a professora Rosimere Barbosa Guimarães a convite do prefeito Frank Luiz da Cunha Garcia.
              Em 2006 a escola passou a funcionar com 10 salas de aula com 897 alunos matriculados nos turnos matutinos, vespertino e noturno, seu quadro funcional foi constituído de 34 professores, 01 diretora, 03 vigias, 09 serviços gerais, 01 sala de Leitura e vídeo, 01 Laboratório de informática; 01 cozinha, 01 secretária, 01 cantina e 05 banheiros.
A escola funcionou com Ensino Fundamental Regular de 1ª a 6ª séries; e com a modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Brasil Alfabetizado. Nesse período foram construídos dois anexos: um todo em alvenaria, com 02 salas de aula, 01 laboratório de informática, 01 pátio coberto e o outro em madeira com 05 salas de aula .
Em 2007 assume a direção da escola o professor Gelson de Almeida Piedade, onde conseguiu junto à secretaria de educação mais 01 sala de aula em madeira para atender a demanda de 1ª a 8ª do Ensino Fundamental, formando assim um complexo de 03 prédios, com 11 salas de aula, em alvenaria e madeira.
Em 2008, para atender a demanda da procura de vagas, o Prefeito Frank Luiz da Cunha Garcia autorizou a construção de um novo anexo em madeira com 07 salas de aula, totalizando assim 18 salas de aula. 
Em virtude das reivindicações da comunidade em relação às precárias condições de funcionamento da Escola impossibilitando um bom atendimento aos alunos, o prefeito de Parintins Frank Luiz da Cunha Garcia em parceria com o Senador Artur Virgílio Neto, conseguiram alocar recursos financeiros para a construção de uma nova escola, um complexo escolar dentro dos padrões da engenharia moderna, constituído em dois pisos subdivididos em 18 salas de aula, 01 sala de professores com banheiro, 01 diretoria com banheiro, 01 secretaria, 01 sala de atendimento especializado, 01 biblioteca, 01 laboratório de informática, 01 complexo de banheiros masculino e feminino, 01 cantina, 01 depósito de merenda escolar, 01 banheiro para portadores de necessidades especiais, 01 almoxarifado, 02 pátios cobertos e na área externa 01 praça.
A escola foi entregue à comunidade, na gestão do professor Gelson de Almeida Piedade, em cerimônia de inauguração no dia 29 de setembro de 2008, com a presença da patrona deste educandário Irmã Maria Christine Breidenich, e do Senador da República Artur Virgílio Neto, autoridades locais e povo em geral.
Neste mesmo ano a escola entrou em atividade com um contingente de 1.513 alunos distribuídos em 03 turnos, totalizando 1136 alunos no horário diurno e a noite com 377 alunos na modalidade EJA. O quadro funcional foi formado por 34 professores, 04 Assistentes Técnicos Administrativos, 01 secretário e 34 funcionários  de apoio em geral.
No dia 19 de janeiro de 2009 assume a gestão escolar a professora Bernadete Lopes de Souza, que tem à frente o desafio de conduzir 1.607 alunos distribuídos em 03 turnos, totalizando 1.294 alunos no horário diurno e 313 alunos no horário noturno na modalidade EJA.
Buscando melhoria na qualidade de ensino em 2010 na instituição, fez-se necessário disponibilizar 01 sala de aula para trabalhar a complementação curricular com os alunos distorção idade série e dificuldades na aprendizagem, ficando apenas 17 salas para funcionamento do ensino regular.
A partir desse mesmo ano iniciou-se a construção do Projeto Político Pedagógico que se constitui num documento norteador das ações da Escola, direcionamento a escola que temos e a escola que queremos.
Em setembro de 2011, assume a vice-gestão escolar a professora Aldenora Souza Rodrigues.


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